Obrigado a todos os que acreditaram no nosso projecto, contem connosco para uma oposição séria e activa.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

EMPENHAMENTO SOCIAL

Gavião destaca-se das demais freguesias do nosso concelho pela diversidade associativa que possui. Atrevo-me mesmo a afirmar que são unicamente estas associações que dão vida a Gavião, pois envolvem centenas de gavienses nas suas variadíssimas actividades, fazendo-os intervir e participar no dia-a-dia da freguesia.
Mas, nem tudo são rosas. Fazer associativismo activo, implica muitas dificuldades, muito esforço e muito empenho por parte dos seus dirigentes. Mas quando o esforço é recompensado…
Por vezes, onde menos se espera, encontram-se artigos interessantíssimos. Transcrevo um texto que encontrei na revista “Caras”, da autoria da Dr.ª Isabel Leal.
“O empenhamento social, quer dizer, aquela coisa de esforçadamente trabalhar em pequenos grupos comunitários, organizações não governamentais, em associações de bairro, fundações sem fins lucrativos, partidos, clubes, grémios ou academias nunca foi o nosso forte.
Contrariamente a outros sítios no mundo em que as pessoas, quase todas as pessoas, sentem ser seu dever e obrigação tomar conta da sua rua, do seu bairro, promover melhoramentos, participar em acções colectivas, dispor de tempo para ajudar em alguma medida aqueles que têm menos recursos, necessidades ou fragilidades especiais, nós descartamos tudo isto para uma hipotética entidade a quem atribuímos o direito e o dever.
Entretanto, o que se vê, o que se constata, é que não gostamos de grupos. Que desconfiamos de quem trabalha de borla, ou se oferece para executar tarefas sem retorno económico nem ganho de estatuto. Que duvidamos das razões de quem acredita, ou diz acreditar, em causas não imediatamente tangíveis.
Parece que temos um défice constante de empenhamento social, que é como quem diz, uma noção de cidadania minorada e raquítica, que ainda por cima se exprime apenas numa atitude palavrosa e crítica.
O empenhamento social, como qualquer outro, aliás, é a medida do nosso vínculo. Investimos no que gostamos ou queremos gostar e, com o tempo e a interacção, acabamos a ter pertenças e gratificações. Acabamos a ter prazer e orgulho, a sentirmo-nos em casa, seguros e confortáveis. Ou não.”
Posto isto, e apesar de ainda existirem muitas barreiras, em Gavião decididamente somos diferentes. Por isso um empenhado abraço a:
-- ACDAR - Associação Cultural e Desportiva de Além Rio;
-- Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1 e Jardim-de-Infância de Gavião;
-- Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola D. Maria II;
-- CNE - Corpo Nacional de Escutas;
-- Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião;
-- Grupo Recreativo de Gavião;
-- Milho D’Oiro – Associação Cultural e Artística de Gavião;
-- Sport Krachtbal Club;
-- União Desportiva Bairrense;
-- Associação de Tocadores e Cantares ao Desafio.
Miguel Rebelo Ribeiro